Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prazos de adequação do PSBio e Georreferenciamento terminam em 1° de fevereiro de 2018

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 14h30 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 08h07 | Acessos: 14

PSBIO

Crédito: Freepick

 

O prazo para todos os Prestadores de Serviços Biométricos – PSBio da ICP-Brasil adequarem-se às atuais normas vigentes termina em 1° de fevereiro de 2018, sem qualquer possibilidade de prorrogação. O mesmo vale para as Autoridades de Registro, que devem ajustar-se à obrigatoriedade da coleta dos dados biométricos dos requerentes do certificado digital, o que inclui a validação dos dados previamente informados e, também, a utilização de aplicativo de georreferenciamento em equipamentos operados em Postos Provisórios, Instalações Técnicas Secundárias e em procedimento de validação externa, permitindo a rastreabilidade destes, além da localização dos equipamentos que deve ficar disponível no sistema de AR.

“Temos realizado uma comunicação muito ampla e transparente com todas as entidades da ICP-Brasil que prestam serviços biométricos, bem como com as entidades que representam as Autoridades Certificadoras e de Registro. Da nossa parte, há uma série de ações internas que objetivam dar celeridade na análise de processos de credenciamento de todas os interessados em atuar no mercado da certificação. O prazo de adequação não é só dos players de mercado, mas também da Autoridade Certificadora Raiz”, declarou o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão José de Oliveira Ramos.

Os interessados em acompanhar em tempo real o exato tempo que dispõem para os ajustes podem acessar www.iti.gov.br e visualizar na página principal o contador regressivo.

 

Encontro

Na manhã desta segunda-feira, 12, representantes dos Prestadores de Serviços Biométricos da ICP-Brasil estiveram na sede do ITI, em Brasília, para apresentar as ações tomadas de adequação às exigências definidas pelo Comitê Gestor. Na reunião, o presidente do ITI enfatizou aimprorrogabilidade do prazo estabelecido.

“No dia 1 de fevereiro de 2018, atuarão como PSBio da ICP-Brasil aquelas entidades que tiverem se ajustado. O assunto foi deliberado na reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil no dia 6 de julho do presente ano, quando propusemos que o prazo fosse prorrogado. Acreditamos que a maior parte dos interessados estará pronta na data de encerramento do prazo”.

O cronograma de atividades entre ITI e PSBios compreende as seguintes etapas:

Dia 04/12 - Início dos testes com os 6 PSBios

Dia 08/12 - Final dos testes de cadastro

Dia 15/12 - Final dos testes de atualização

Dia 22/12 - Final dos testes de fraude

Dia 05/01 - Final dos testes de falhas

Dia 12/01 - Final dos testes de carga

 

Entre os dias 15 e 19 de Janeiro de 2018:

- IP, URL e Certificados de Produção;

- Conexão dos ambientes de Produção;

- Chave simétrica de produção importada no HSM de operação.

 

Fim do conteúdo da página