Caixa informa: prazo para adesão ao Conectividade Social ICP vai até 30 de Junho

Em 30 de junho próximo encerra-se o prazo para as empresas se adequarem ao novo canal Conectividade Social ICP, não mais permitido acesso ao portal eletrônico com os atuais certificados eletrônicos em disquete, considerando à obrigatoriedade legal da substituição pelos certificados digitais emitidos no Padrão ICP-Brasil

O Conectividade Social é um canal eletrônico de relacionamento entre a CAIXA, empregadores e entidades no âmbito Federal, Estadual e Municipal, sujeitos ao recolhimento do FGTS e prestação de informações à Previdência Social, causando reflexos na vida dos trabalhadores e de toda a sociedade. Para dar a dimensão dos serviços do Conectividade Social, em média, por mês, são trafegados 6,2 milhões de arquivos e 5,4 milhões de acessos ao Conectividade Social Empregador, ambiente onde são realizadas as movimentações de empregados, simulação e geração da GRRF, por exemplo.


Além das melhorias trazidas pela versão do Conectividade Social ICP, tais como a universalidade e interoperabilidade dos certificados, procedimentos de segurança foram evoluídos, abriu-se a possibilidade de acesso por meio de certificado de pessoa física e estabeleceu-se o processo de utilização inteiramente em plataforma web, permitindo aos empregadores contar com novas funcionalidades de outorgas de poderes via procuração eletrônica, sem o ônus de qualquer despesa cartorária e arquivamento de papéis.

Novos serviços já estão previstos para serem disponibilizados nesta versão do Conectividade Social – ICP. Como exemplo, citamos a consulta a indícios de ausência de recolhimento, a contratação de parcelamento e a emissão do CRF de forma on-line, no próprio ambiente da empresa.

Até o momento, mais de 1,5 milhão de empresas já se registraram no Conectividade Social ICP, beneficiando milhões de trabalhadores pela utilização do certificado digital dentro do padrão ICP-Brasil. Ao aderir a processos totalmente eletrônicos em seus trâmites, fatores como celeridade e comodidade surgem entre as primeiras melhorias percebidas pelos empregadores e escritórios de contabilidade, mas as tecnologias da informação são também fortes aliadas do meio ambiente e capazes de contribuir decisivamente para a causa ecológica, fomentando a sustentabilidade ambiental e, conseqüentemente, o estabelecimento da economia verde no País. O processo digital traz profundo avanço no relacionamento das empresas, trabalhadores e órgãos públicos e faz tornar impensáveis os dias de hoje sem as facilidades trazidas por este modelo.

 

 

 

 

  • Acesso à Informação
  • Transparência Pública
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance