Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretor-Presidente do ITI participa do “Integra Brasil Digital”

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 11h32 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 11h32 | Acessos: 12

Nesta terça, 10, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Gastão José de Oliveira Ramos, integrou a mesa de abertura do “Integra Brasil Digital”, evento organizado pela Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert e que teve a participação de inúmeros representantes do setor da certificação digital ICP-Brasil.

Em sua fala, Gastão Ramos expôs as ações, tendências e novidades para o setor. Além disso, o diretor-presidente ressaltou o trabalho de divulgação para que o conhecimento do público e dos setores de governo em relação à ICP-Brasil e ao ITI aumente. “Temos a aplicação do certificado digital na e-CNH, nos diplomas e nos dossiês documentais das universidades públicas e privadas, no INPI, enfim, em uma série de cenários que reforçam não apenas a necessidade por modernização, mas também a segurança tecnológica e jurídica propriciadas pelo certificado ICP-Brasil”.

Após a fala de Ramos, foi a vez do diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Rafaelo Abritta, destacar o trabalho de credenciamento na infraestrutura e comentar sobre os atributos legais da assinatura digital. “A esfera da certificação digital traz ao serviço extrajudicial algo como – vamos nos utilizar de uma figura de linguagem – um documento transitado em julgado. Isso traz segurança para as partes pois você terá sempre a certeza de que aquele documento será considerado válido, real, eficaz e impossibilitado de ser repudiado”.

Realizado na sede do Colégio Notarial do Brasil, em São Paulo, o ‘Integra Brasil Digital” discutiu o papel das ARs no novo cenário do País, mostrando as mudanças e as oportunidades existentes. Também estiveram presentes o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Andrey Guimarães Duarte, o presidente da ANCert, Rafael Caporali, e o presidente da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Julio Cosentino.

Fim do conteúdo da página